Rádio tem crescimento recorde em publicidade

torcedor-ouvindo-radio1

Apesar de muita gente achar que as emissoras de rádio estão fadadas à falência por estarem “fora da onda digital”, de acordo com o publicitário Antonio Jorge Pinheiro, professor da PUC-RJ, em reportagem ao SporTV, o investimento em publicidade nas rádios tem crescido ano a ano. Este valor seria, inclusive, superior aos investimentos em publicidade através da internet.

Segundo o profissional, o público consumidor escolhe uma determinada rádio por uma programação específica e o mercado publicitário acompanha essa tendência, como no espaço destinado ao esporte nas emissoras.

Curiosamente, estas informações surgem após a falência de emissoras famosas da mídia alternativa (como a MTV) e da mídia impressa (como diversos jornais pelo mundo). Em 2011, o Diretor da BPM Marketing Esportivo foi entrevistado pelo jornalista José Toscano, Diretor de Esportes da Rádio Inconfidência de Minas Gerais. Na oportunidade, o Sr. Toscano lhe explicou que a rádio talvez tivesse sido o meio de comunicação que melhor havia se adaptado aos avanços tecnológicos e da onda da internet. Afinal, as emissoras aproveitaram as oportunidades para se posicionar e oferecer ao seu público conteúdo escrito e/ou  transmissões de seus programas também pela internet, em alguns casos com disponibilização de imagens através da twitcam, por exemplo.

As rádios tem marcado presença no ambiente esportivo há décadas e, aonde quer que se esteja sempre haverá um torcedor ligado a seu radinho de pilha disposto a consumir as informações e a publicidade da rádio a espera de um gol da sua equipe. Não é por menos que emissoras de rádio com grande acesso ao público jovem (geralmente destacadas pelas batidas eletrônicas e de música estrangeira), tem se rendido ao ambiente esportivo e com programas esportivos e transmissões de partidas.

Dados como estes mostram que a internet pode deixar de ser ameaça àqueles que souberem analisar o ambiente e as oportunidades e se planejar da melhor maneira.

Toscano

(Na foto: José Toscano, Jornalista e Diretor de Esportes da Rádio Inconfidência de Minas Gerais)

Veja na íntegra a matéria que deu origem a parte deste post: http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-reporter/noticia/2013/10/companheiro-do-torcedor-radio-tem-crescimento-recorde-de-publicidade.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>