Sim! Devemos “copiar” a NFL

Recentemente, uma excelente e breve análise do jornalista Erich Beting mostrou o porquê do modelo adotado nos Estados Unidos para o desenvolvimento da NFL deve ser copiado.

A Inglaterra tomou este modelo como exemplo e conseguiu reerguer o seu futebol inclusive em termos de negócios. Desde 92, quando leis e regras diversas começaram a promover as mudanças no futebol inglês, passou a se adotar uma melhor divisão dos direitos de transmissão até mesmo com as TVs abertas, pois estas possuem mais dinheiro e maior alcance.O resultado é uma melhor promoção da competição e um recorde no faturamento nestes direitos. Obviamente que tamanha visibilidade favorece a presença de parcerias diversas e também atrai patrocinadores.

Vale lembrar que o modelo acima referido não se destaca apenas pela melhor divisão dos direitos de transmissão, mas por todo o planejamento o qual permite transformar o esporte em negócio e se obter bons re$ultado$ deste processo. Uma boa prova disso é que outras modalidades e ligas também fazem uso do mesmo sistema, inclusive no próprio EUA. Repare que mesmo com a mudança do mercado, a NBA ainda é a principal liga de basquete e vende em todo o mundo. O basebol, por exemplo, já não atrai a prática dos mais jovens, mesmo assim a atmosfera construídas para as partidas (o espetáculo) são invejáveis e dão resultado. Sem falar no futebol (soccer) que cresce em ritmo acelerado nas “Terras do Tio Sam”.

Não é atoa que muitos craques do futebol mundial tem migrado para a MLS (Liga de Futebol Norte-americana), como o meia Kaká, que jogará ao lado de outro jovem e muito talentoso brasileiro, chamado Pedro Ribeiro. Aqui mesmo no Brasil, inclusive, já existe um site especializado (O MLS Brasil) em comunicar o que acontece no futebol da MLS.

E em meio a tantos cases de suce$$o fechemos com a mesma indagação de Erich Beting em seu texto original: “Será que o Brasil precisará de mais meio século para perceber o óbvio?”

Logo bpm vertical degradê PARA O BLOG

“O ESPORTE CONSTRÓI MARCAS”

Veja na íntegra o artigo o qual inspirou este post: Ingleses provam que modelo americano precisa ser copiado
Confira também o site da MLS Brasil: MLS Brasil

Imagem Capa – Fonte: Divulgação – http://espn.go.com/ (adaptada)
Imagem 2 – Fonte: Propriedade BPM Marketing Esportivo

 

One thought on “Sim! Devemos “copiar” a NFL

  1. Cara, obrigado pela citação e, de fato, me parece que o Brasil está engatinhando nesse quesito. Ou pior, está vendo toda a situação e não se mexe para as mudanças, não as busca.

    Infelizmente me parece que, colocaram o pentacampeonato embaixo do travesseiro a fim de inflar o seu ego e vão dormir eternamente ostentando esse título que pelo menos por agora e para o futuro, não quer dizer nada.

    Apenas uma bela história.

    Abcos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>