Ações sociais no Futebol

Definitivamente o esporte extrapola os limites das quadras, campos, arenas, piscinas ou qualquer um dos meios nos quais ele é praticado. Atletas e entidades no meio esportivo tem uma importância muito maior do que os resultados em suas modalidades, são exemplos para uma sociedade e ajudam a formar o caráter de seus fãs mirins principalmente. Campanhas em prol de causas sociais acontecem diversas vezes ao longo do ano, porém nas últimas semanas 3 delas merecem destaque especial.

A primeira delas vem do cenário internacional, mais precisamente da Alemanha e o Bayern de Munique. Diante do grave problema em que se encontra a Síria, que teve boa parte de sua população obrigada a se refugiar em países europeus, o clube bávaro anunciou uma doação de € 1 milhão para a causa síria, além de disponibilizar um de seus centro de treinamentos para abrigar refugiados. O clube promete também oferecer alimentação, suprimentos, aulas de alemão aos necessitados e no dia 12 de setembro em partida válida pela Bundesliga contra o Augsburg, cada jogador irá entrar em campo com uma criança síria como mascote.

Em um cenário nacional, vamos falar primeiramente sobre mais uma bela campanha social do Sport Recife. O clube que em 2012 realizou o projeto ”Fãs Imortais” no enfoque de doação de órgãos, e em 2015 fez no dia das mães o ”Mães Seguranças” que foi inclusive citado em um outro post(leia aqui), lançou no dia 30/08 o ”Adote um pequeno torcedor”. Essa ação tem o objetivo de dar mais visibilidade a adoção de crianças maiores de 7 anos, que muitas vezes são preteridas em relação aos mais novos. Segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção, que foram cedidos pelo Conselho Nacional de justiça, quase 94% dos pais desejam adotar crianças menores de 7 anos em contra partida ao fato que cerca de 76% das meninas e meninos que esperam um lar tem mais de 7 anos. A campanha envolve especificamente 43 crianças de recife, mas os dirigentes e demais responsáveis esperam que demais clubes pelo país abracem essa causa. Mais informações sobre podem ser acessadas através do site: www.adoteumpequenotorcedor.com

Além da adoção, outro viés abordado por um clube brasileiro foi o câncer infanto juvenil. Para alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce dessa terrível doença que infelizmente afeta muitas de nossas crianças, o Cruzeiro lançou no último jogo o ”Setembro Dourado”, que irá se estender por todas as partidas do clube mineiro como mandante durante esse mês de Setembro. Em conjunto com o colégio Rui Barbosa e a empresa MARC4, o clube irá realizar ações para divulgar a causa, além de dar mais alegria às crianças que passam por esse difícil momento. Esse ano os pacientes da CAPE( Casa de Acolhida Padre Eustáquio) serão as beneficiadas pelo projeto, entrando como mascotes junto com os jogadores e assistindo as partidas em um camarote no Mineirão. Além disso, para entrar em campo cada criança terá a oportunidade de entrar no vestiário do time, e lá haverá uma capa de super herói na cor dourada, personalizada para reforçar a força que essas crianças possuem e devem ter para se curar da doença.

Ações como as que foram pontuadas e demais outras que ocorrem durante todo ano, e em todos os esportes são de grande importância, pois o esporte é uma ferramenta poderosa e de grande alcance que pode e deve dar destaques a causas importantes como essa. Além de ajudar aos que precisam, as entidades, clubes e atletas acabam também colocando seus nomes em evidência e gerando uma empatia cada vez maior que trarão possíveis benefícios futuros, mas o mais importante é sem dúvidas poder fazer o bem a quem precisa.

Logo bpm vertical degradê PARA O BLOG

“O ESPORTE CONSTRÓI MARCAS”

por Robert Batista.

 

Confira na íntegra as matérias as quais inspiraram este artigo:
a) Máquina do Esporte
b) Adote um torcedor – Sport Recife
c) Setembro Dourado – Cruzeiro

Imagem de Capa – Fonte: novo.promoview.com.br
Imagem 2: Propriedade BPM Marketing Esportivo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>