Um sistema em busca de talentos

Há dois anos estava assentado em uma Conference Room do Boston College (BC) assistindo a uma apresentação feita aos atletas que participavam do Summer Camp da Universidade. Neste momento os atletas estavam sendo ensinados a como utilizar o programa de recrutamento utilizado por grande parte das Universidades norte-americanas, o “University Athletes”.

Achei genial! Não apenas o sistema, que na verdade é algo relativamente simples de ser construído. Mas o fato de praticamente todos os treinadores o utilizarem e de educarem os jovens a respeito. Trata-se desta ferramenta os jovens criam seus perfis e adicionam vídeos, fotos e outras informações relativas as suas carreiras esportivas. Quando o técnico busca atleta para alguma posição, ele digita na busca filtrada por posição,estatura, data de nascimento, etc. Isso, acredite, economiza muito tempo!

Após analisar o material da atleta o profissional pode dar notas e criar sua própria escala. E então seguir analisando outro(a)s atletas em potencial de acordo com o perfil procurado. Também por isso achei muito interessante ensinarem às jovens atletas sobre a ferramenta. O Summer Camp do BC 2014 possuía turmas diversas dentre 11 a 17 anos. Se cada atleta abastecesse o sistema após retornar para casa isso aumentaria suas chances de conseguir uma bolsa de esportiva de estudos em uma Universidade. E possivelmente é o que elas fizeram, afinal desejam se tornar mais “visíveis” aos olhos de técnicos de das melhores Universidades Norte-Americanas.

texto-2

Para quem não sabe, existe regras específicas limitando o contato de treinadores com atletas. Este controle é bem rígido e pode levar até a punições. Este contato depende da ano de High School (Ensino Médio) do(a) atleta ou ainda do período do ano. Por isso Eventos Esportivos e Vídeos são tão utilizados por lá.

Competições e Summer Camps (fora de temporada) são boas oportunidades para os técnicos assistirem a este(a)s atletas;
Além disso, a análise de vídeos recebidos ou buscados através do “University Athletes” também ajudam bastante.

texto-1Afinal, a procura por bolsas esportivas de estudo é sempre grande. Especialmente nas instituições de melhor desempenho escolar e/ou esportivo. Faz parte da cultura deste país. Até porque as boas Universidades por lá custam muita grana. E poder contar com uma ferramenta deste tipo é realmente muito importante.

E no Brasil, seria possível criar algum sistema/aplicativo para o acompanhamento de jovens talentos?
No nosso próximo post falaremos um pouco a respeito. FIQUE LIGADO!

Por Matheus Gomes

Gostou? Curta e compartilhe! 😉

Logo bpm vertical degradê PARA O BLOG

“O ESPORTE CONSTRÓI MARCAS!”

Imagem Capa – Fonte: Arquivo Matheus Gomes (Adaptada)
Imagem 2: BC High
Imagem 3: Arquivo Matheus Gomes (Adaptada)
Imagem 4: Propriedade BPM Marketing Esportivo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>