Fifa planeja ampliar Mundial de clubes

Pouca falou sobre isso, mas uma das mais interessantes propostas divulgadas pela FIFA nos últimos anos foi essa ideia de ampliar o Mundial de Clubes. Evento que atualmente acontece “meio que na calada” do ano. E relativamente sem tanta repercussão na mídia internacional. Algo que uma partida da NBA é capaz de gerar bem mais facilmente.

Resultado de imagem

Trata-se de uma excelente estratégia para a evolução do esporte. Afinal aumentaria a quantidade de participantes e de participantes de alguns continentes, como Europa. Além de possibilitar a participação de equipes de outros continentes, por exemplo. O que tornaria o evento mais democrático, claro. Algo que já acontece em outras modalidades, como vôlei e basquete. A mudança também aumentaria a visibilidade da competição e as possibilidades de se encontrar parceiros e patrocinadores para este e outros eventos.

Se pararmos para pensar, muitos dos grandes patrocinadores atuais se encontram no Oriente Médio (como a Qatar Airways e a Emirates, parceiras de Barcelona e Real Madrid, respectivamente) ou mesmo nos Estados Unidos (Nike e até mesmo a Under Armor, que está começando a conquistar espaço fora do terreno estadonidense). Além de muitas outras grandes empresas. A própria China tem empresas buscando novos mercados, caso da 361 (fornecedora oficial de roupas e calçados da força de trabalho dos Jogos Rio 2016).
Resultado de imagem

Vale lembrar, que o futebol está em plena expansão na América do Norte e com modelos de gestão muito mais profissionais do que em outras Ligas. Logo, a participação de uma equipe local no Mundial de Clubes, por exemplo, atrairia mais a atenção de um público já disposto e acostumado a consumir produtos esportivos diversos. E, consequentemente, de novas pessoas dispostas a consumir e a acompanhar o evento.

Uma ótima razão para atrair novos parceiros ou para melhorar ainda mais a relação com os atuais. Possibilitando novas ações de marketing esportivo. O que potencializaria o reforço, o posicionamento e a ativação destas marcas. Bem comoe de suas respectivas participações de mercado.

Seria então, uma grande jogada da FIFA!

Por Matheus Gomes

Gostou? Curta e compartilhe! 😉

Logo bpm vertical degradê PARA O BLOG

“O ESPORTE CONSTRÓI MARCAS!”

Confira na íntegra as matérias que inspiraram este post:
Artigo 1: Máquina do Esporte

Imagem Capa – Divulgação – fifa.com  (adaptada)
Imagem 2: Divulgação – Goal.com
Imagem 3: Divulgação – vocenaflorida.com
Imagem 4: Propriedade BPM Marketing Esportivo

One thought on “Fifa planeja ampliar Mundial de clubes

  1. Surrsiping to think of something like that

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>